05 abril 2009

A farra dos vereadores vai aumentar?

Estão votando na Câmara Federal de Deputados um projeto que pretende aumentar o número de vereadores nas cidades. Este projeto aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo país. O projeto ainda deve ser votado pelo plenário da câmara e segundo os deputados não deve aumentar o repasse de verbas ao legislativo. Aqui em Arcos ainda não se sabe se o número de vereadores vai passar de 9 para 13 vereadores. Assim, seriam beneficiados os candidatos: Ronan Fernandes, Geraldo Moura, Dalvo Macedo e Gabriel Macedo, que seriam incorporados ao cargo de vereador em Arcos. Destes quatro vereadores, somente um pertence ao partido da oposição ao atual prefeito. Gabriel Macedo (Bié) disputou a eleição na chapa de Denílson Teixeira, e se juntaria à vereadora Marlene Rodrigues, única eleita pela oposição. Portanto, não sabemos se haveria grandes mudanças na bancada do atual prefeito na câmara.

Temos informações de que a prefeitura de Arcos repassa mais de 100 mil reais por mês ao legislativo para suas despesas, aproximadamente 1 milhão e setecentos mil reais por ano. Segundo o projeto este valor continua o mesmo, pois está regulamentado por lei.

O que acontece é que com a diminuição do número de vereadores esta verba tem sobrado e deveria ser devolvida aos cofres do município, mas eu pergunto alguém sabe dizer para onde vai este dinheiro?

Na existe nada que mostre para a população onde estas verbas são aplicadas. Não tem nenhuma divulgação através da imprensa de quanto é a sobra e onde o prefeito gastou esta devolução. A impressão que temos é que o contribuinte não tem nada com isso, nossos nobres vereadores não nos devem satisfação alguma.

Por isso, o grande clamor do povo é de repúdio à classe política, quando tomamos conhecimento de mais um fato envolvendo um parlamentar, um vereador ou um prefeito, aumenta nossa revolta.

Somos ao mesmo tempo traídos pelos nossos representantes e traidores da democracia porque temos nas mãos o instrumento do voto e o trocamos por favores pessoais ou pela cara simpática do candidato. Somos hipócritas porque criticamos sem saber o que eles fazem enquanto se apossam de seus gordos salários acrescidos de generosas diárias. E não acompanhamos a trajetória de quem elegemos e mais uma vez, na próxima eleição ele volta, promete o impossível e leva nosso voto. Mais uma vez começa tudo de novo.

Jaime Pedrosa - Editor

Nenhum comentário: